NOTÍCIAS

Terceira e melhor idade


Por Daniele Lisboa
Projeto dá tratamento especial a idosos, promovendo autoestima e qualidade de vida por meio da valorização e socialização

Com o nome de Vida e Movimento na Terceira Idade, o projeto oferece exatamente o que se propõe: lazer, interação, e, principalmente, autocuidado.

Todo mês, os participantes se encontram para uma manhã de bem-estar, com atividades físicas, ações de saúde e apresentações culturais.
“O objetivo é trabalhar o idoso como uma pessoa que merece ser acolhida, respeitada e tratada com gratidão e dignidade. A ação do projeto é de cunho educativo e informativo, mas nosso foco maior é qualidade de vida”, explica Joabia Queiroz, assistente social responsável pelo projeto.
Iniciado em outubro de 2015, o Vida e Movimento na Terceira Idade já realizou cerca de 800 atendimentos. Ele nasceu a partir de uma ideia de oferecer mais serviços aos idosos que utilizam o cartão da pessoa idosa, do NatalCard.

Ao todo, são mais de 30 mil cadastrados nesse perfil. As atividades do programa são mais intensas em outubro, período em que se celebra o dia mundial do idoso com uma programação diária. Porém, há um cronograma traçado para o ano inteiro.

Serviços e descontos

No intuito de ampliar a gama de serviços para os idosos, foram firmadas parcerias com várias empresas, como clínicas, cursos e farmácias, de acordo com o que os próprios usuários solicitaram.

De acordo com Joabia Queiroz, tudo foi baseado na necessidade e a realidade dos idosos.

“Os parceiros surgiram a partir de pesquisas que fizemos com os idosos durante o seu cadastro. As 10 sugestões mais citadas por eles determinaram quem seriam os parceiros. Com isso, eles têm acesso a uma série de serviços e descontos”, afirmou.

“Fazemos um estudo de acordo com o público alvo e com a região onde residem, para facilitar que eles possam usufruir do serviço e trazer mais qualidade de vida a quem participa”, detalha Isabella Melo, responsável pelo marketing do projeto. Mais de 13 empresas são parceiras do projeto.

Para dar comodidade aos participantes, é feito o traslado de ida e volta para o local onde acontece o encontro. Lá, o dia começa com um café da manhã saudável, planejado por uma nutricionista conforme o público que irá participar.

Em seguida, acontece um bate-papo com profissionais com conteúdos importantes para a terceira idade, como cardiologista, infectologista, nutricionista, pedagoga e fisioterapeuta.

Além de sorteio de brindes e consultas, o grupo passa por um circuito de saúde, com teste de glicemia, aferição de pressão arterial e pesagem. Em seguida, cada idoso recebe um cartão de acompanhamento de saúde. Ao final das palestras, todos os participantes têm a oportunidade de opinar sobre o que acharam do encontro.

Depois do evento, o setor de serviço social dá continuidade aos atendimentos de saúde realizados, com o encaminhamento do idoso a profissionais segundo a necessidade identificada, assim como uma pesquisa permanente para realizar os próximos encontros.
Tudo pensado para fazer com que a terceira idade se torne a melhor idade possível.


BOX

 Para participar do Vida e Movimento na Terceira Idade, basta ter mais de 65 anos e ligar para o (84) 3216-8484.

CADASTRO

Para obter o cartão do idoso, é preciso procurar o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn), que fica na Avenida Duque de Caxias, Ribeira, de segunda a sexta, das 7h às 16h45, com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A foto é tirada na hora e o cartão tem leitura biométrica.

Fonte: Revista Condomínio News. Ano 3/ Edição 4

 

LISTA DE NOTÍCIAS