HISTÓRIA

BREVE HISTÓRIA DO TRANSPORTE PÚBLICO – NATAL

Ao final do Século XVI e início XVII tem-se notícia dos carros de boi e carroças movidas a burros, era indício do Transporte Coletivo do Município do Natal.
No século XIX surgiram os bondes (puxados por animais) e em 1891 esses bondes passaram a ser elétricos, em que operavam um motoneiro (conduzia o veículo) e um condutor (autorizava a partida e fazia a cobrança aos passageiros).

Depois da Revolução Comunista, de 1935, o Sistema de Transporte Público de Passageiros de Natal começa a ser planificado, e chegam à capital ônibus com catracas, na época chamadas de borboletas.

Nos anos 70 houve mudanças na fabricação de veículos e foram introduzidos em Natal veículos que proporcionaram mais segurança aos passageiros; essas mudanças provocaram ajustes de funcionamento e na operação do Transporte Público da cidade.

Por esses tempos, surgem também, os primeiros dispositivos legais que passaram a regulamentar o Transporte Público de Natal; assim como a transferência de sua operação do município para a iniciativa privada, por meio de permissão. Nasce, assim, o Grupo Executivo de Transporte Executivo -  GETU e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio Grande do Norte – SETRANS, que congregava todas as empresas de transporte do estado. Porém, a partir de 1998, as empresas de transporte coletivo de Natal, fundam o seu próprio sindicato com a seguinte nomenclatura: Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN), que permanece até os dias atuais.

A partir de 1984 o GETU passa a chamar-se Superitendência de Transportes Urbanos – STU e passa a ter em seu quadro de funcionários engenheiros, arquitetos e técnicos afins, cuja missão é planejar e fiscalizar o transporte público da capital.

No ano de 1995 foi oficializado o Transporte Opcional da cidade atendendo a determinadas comunidades, como complementação ao Sistema de Transporte Público por Ônibus.

Com a municipalização do trânsito, em 1997, o órgão gestor passou a ser a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito Urbano – STTU. Em 2009, mudou de nome, passando a ser Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – SEMOB. Em 2013 voltou à sigla STTU, sendo ainda Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Portanto, o Sistema Municipal de Transporte Coletivo por ônibus da cidade do Natal é gerenciado pela STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) e operado por seis empresas particulares em regime de Concessão. Cada uma das empresas é responsável por um conjunto de linhas que operam de acordo com as Ordens de Serviço Operacional (OSO) emitidas pela STTU. Hoje, a rede municipal de transporte coletivo abrange toda a área urbana da cidade.

A rede de transporte coletivo por ônibus de Natal é composta por 100 linhas, desse total 17 linhas são compartilhadas entre duas ou mais empresas, e conta com uma frota total de 713 veículos. Mensalmente, essa frota oferece 105.000 viagens e atende a mais de 9 milhões de passageiros.
A rede opcional de transportes é composta por 15 linhas, e conta com uma frota total de 86 carros. Mensalmente, 14.943 viagens atendendo a mais de 590.000 de passageiros.

Os estudantes são beneficiados pela Lei nº 12.933/2013/ 2013. Decreto 8.537/2015 que permite desconto de 50% da passagem inteira. Os idosos e algumas pessoas que têm algum tipo de deficiência são agraciados com isenção da tarifa.